Notícias | Grupo Lena

Saltar para conteúdo
Logótipo: Grupo Lena
GL - frases1GL - frases2GL - frases3GL - frases4GL - frases5GL - frases6GL - frases7GL - frases8GL - frases9GL - frases10GL - frases11GL - frases13GL - frases14GL - frases15GL - frases16GL - frases17

Notícias 

27, Julho 2016

Barragem do Baixo Sabor entra em produção

Barragem do Baixo Sabor entra em produção
O Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor, empreitada iniciada em 2008 e construída pela Lena Engenharia e Construções e pela Odebrecht Portugal, compreende a construção de duas barragens, no interior norte de Portugal, que iniciam este ano a produção de energia.
Apesar de ser geralmente mencionada como “Barragem do Baixo Sabor”, a empreitada de construção do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor é muito mais do que uma barragem.
 
Além destas duas obras de grande complexidade técnica, a empreitada contemplou ainda a construção de pontes, viadutos e reposições de acessos ao longo das duas albufeiras com capacidade de armazenagem de 1.125 milhões de metros cúbicos de água (30 em Jusante e 1.095 em Montante) e que se estendem por aproximadamente 70 km.
 
Também a gestão do programa ambiental, com impacto numa área equivalente a 20.000 campos de futebol, e a recolha de elementos patrimoniais com relevância arqueológica foram da responsabilidade do Agrupamento de empresas.
 
Esta empreitada contribuiu para uma importante dinamização económica e social de toda a região. Para além das iniciativas promovidas pelo próprio dono de obra junto das populações locais, ao nível social, cultural e empresarial, o impacto no emprego direto e indireto da região, ao longo do decurso da empreitada foi fundamental. Uma empreitada com esta dimensão afeta positivamente toda uma região, não só pelo emprego que promove, mas também pelos fornecimentos e prestações de serviço direta ou indiretamente relacionados com a obra, nomeadamente no comércio local, restauração ou imobiliário.
7, Junho 2016

Ministro do Planeamento e das Infraestruturas inaugura Campus Universitário de Ponte de Sor

Ministro do Planeamento e das Infraestruturas inaugura Campus Universitário de Ponte de Sor
Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, inaugurou no passado sábado, 4 de junho, o Campus Universitário do Aeródromo de Ponte de Sor, obra que esteve a cargo da Lena Engenharia e Construções.

Na ocasião, o ministro salientou que a infraestrutura coloca o Alentejo e Portugal de uma forma mais central no cluster da aeronáutica. De acordo com o ministro, é a componente de formação de pilotos que está em causa, mas também a componente de investigação científica, que irá ainda ser desenvolvida, assim como a produção de drones, e toda a questão da formação universitária associada.

Também Joaquim Paulo Conceição - CEO do Grupo Lena- destaca «a importância desta infraestrutura na região, essencial para o crescimento e dinamismo da Escola de Treino e Formação do Aeródromo de Ponte de Sor». «Este investimento confere à região, e em particular ao concelho de Ponte de Sor, uma vantagem competitiva importante no que concerne à oferta de escolas superiores internacionais no setor da aeronáutica, e que se espera atraia estudantes de todo o mundo ao Alentejo», considera ainda o responsável.

O Campus Universitário é uma residência/hotel com quatro pisos e com 113 quartos duplos, complementada com dois pisos de cave técnica. No piso térreo encontram-se os serviços comuns de apoio aos utilizadores do edifício, tais como salas de estudo, sala de estar, bar, refeitório, cozinha e serviços de pessoal. A escola de pilotos é uma das poucas escolas que está habilitada para fazer a acreditação de um curso superior em termos aeronáuticos, e nasceu de uma parceria de diversas universidades, portuguesas e estrangeiras.
 

newsletter