Notícias | Grupo Lena

Saltar para conteúdo
Logótipo: Grupo Lena
GL - frases1GL - frases2GL - frases3GL - frases4GL - frases5GL - frases6GL - frases7GL - frases8GL - frases9GL - frases10GL - frases11GL - frases13GL - frases14GL - frases15GL - frases16GL - frases17

Notícias 

10, Abril 2015

Sabia que...

Sabia que...

SABIA QUE…

1.    ... o GRUPO LENA remonta à década de 50, com a atividade de António Vieira Rodrigues e em 1974 é constituída a Construtora do Lena?

2.    ...antes do ano 2000 a então Construtora do Lena já era uma das maiores empresas nacionais de construção e obras públicas, tendo desenvolvido alguns dos maiores projetos de engenharia de então?

3.    ...no ano 2000 foi formalmente constituído o Grupo Lena e organizadas as áreas de negócio?

4.    ...a internacionalização do Grupo começou em 1996, no Brasil?

5.   ... a primeira participação em PPP do Grupo Lena foi em 1998, com a AEA, com uma participação inicial de 8,8%?

6.    ...a segunda PPP foi a BRISAL, constituída em 2004, uma participação de 5%?

7.    ...a única participação direta em PPP no período de 2005 a 2011 foi de 7,8% na AEBT?  E que dentro do mesmo período tivemos uma participação indireta via AEO na AELO (32,5%)?

8.    ...só a AEA, de 1998, vale mais do as outras três constituídas após o ano 2000?

9.    ... no TGV (ELOS) o Grupo Lena tem uma participação residual de 13% em 9 empresas participantes?

10.     ... das 332 escolas inicialmente previstas para as três fases do programa PARQUE ESCOLAR, apenas foram lançados 205 concursos em duas fases e que destes o Grupo Lena ganhou sete? E que na primeira fase não ganhou nenhum concurso? Sabia que todas as sete foram ganhas em concurso público com o preço mais baixo, sendo que 5 destas foram em consórcio?

11.    ... o Grupo Lena emprega mais de 2.500 colaboradores, em Portugal e no mundo, assegurando o emprego, desenvolvimento e a estabilidade económica de milhares de famílias? E que só em salários representa 225 milhões de euros entre 2010-2013?

12.  ... o Grupo Lena tem um relevante contributo para economia regional e nacional, exportando mais de 300 milhões de euros em bens transacionáveis entre 2010-2013? E mais de 74 milhões de impostos no mesmo período?

13.  ... desde 1974 já passámos por 17 Governos diferentes em Portugal e contribuímos para o desenvolvimento do país de igual forma?

14.   ... o Grupo Lena foi considerado a 5ª melhor empresa do país para trabalhar, em 2009 e em 2010, pela EXAME e Heidrick & Struggles?

15.   ... o Grupo Lena estuda há cerca de 20 anos o mercado da Venezuela, a partir da sua presença no Brasil?

16.   ... segundo os dados da AECOPS, a quota de mercado da Lena Construções foi de 1,27% entre 2005 e 2011? E foi de 1,78% entre 1998 e 2005?

31, Março 2015

2015 Um ano para M.A.R.C.A.R. - Joaquim Paulo Conceição

2015 Um ano para M.A.R.C.A.R. - Joaquim Paulo Conceição
Passamos nas empresas a maior parte do tempo das nossas vidas, por isso é natural que boa parte daquilo que nos marca na vida tenha a ver com a nossa vida profissional. No nosso corpo temos cicatrizes e sinais, mas temos também brincos, piercings ou tatuagens. As diferenças entre os dois grupos referidos têm a ver com marcas voluntárias e marcas involuntárias. Durante a Convenção deste ano recordámos aquilo que temos assumido como marcas voluntárias. Tudo o que fizemos e ficará para sempre como símbolo do que construímos com valor. Não esquecemos o contexto atual e as marcas involuntárias que temos sofrido. A evolução no preço do petróleo diminuiu a capacidade de investimento nos principais países da nossa internacionalização, esta é uma marca involuntária que nos carimbará em 2015 com potencial de redução de negócios e liquidez. A exposição mediática, a que temos estado sujeitos, deixou a principal marca involuntária. Sabemos que a verdade será reposta mas mesmo infligida com a espada da injustiça a cicatriz já existe.

Mas o GRUPO LENA é UMA MARCA FORTE e a sua força vem da força, da competência e da grande dedicação dos seus colaboradores. A energia emocional é gerada pela confiança mútua, pelo orgulho coletivo e pela autodisciplina. Os colaboradores “mais fortes” são os têm orgulho nas aspirações, feitos e herança da organização, e que partilham valores e ideais. Nós temos uma MISSÃO, temos VALORES para a cumprir e temos um grande ORGULHO na nossa história. É tempo de olhar para as nossas marcas, exaltar as memórias positivas e construir um futuro que alimente o nosso orgulho.

Apesar de, nalguns casos, em 2014 tenhamos tido um cumprimento parcial, todos os eixos tiveram ações e resultados concretos. Por isso, apesar da desaceleração forçada pelo contexto, a nossa faturação agregada superou os 650 milhões de euros, o EBITDA aproximou-se dos 90 milhões e os resultados dos 20 milhões de euros.

Queremos que 2015 seja um ano para marcar duplamente. Este ano tem de ser um ano para o exercício do orgulho na nossa identidade, terá de ser um ano para marcar positivamente o nosso futuro e construir mais um legado para as futuras gerações de colaboradores Grupo Lena. QUEREMOS UM 2015 PARA MARCAR.
Mas marcar duplamente significa que queremos ser mais eficazes, marcar mais golos. Mantemos a ambição de chegar aos mil milhões de faturação a partir de 2016. Para isso temos de ter um 2015 para MARCAR. Vejamos o que isso significa:

Melhorar prevenção e risco
Apostar na inovação
Reforçar a internacionalização
Consolidar carteira de obras
Acabar com negócios deficitários
Recuperar a notoriedade

Enfim esperamos um 2015 com bom AR, isto é, com negócios e imagem reforçados positivamente, melhor prevenção do risco, mais inovação, mais internacionalização e, sobretudo, mais futuro com carteira de negócios a crescer. A MARCA do Grupo Lena é a soma das NOSSAS MARCAS. EM EQUIPA VAMOS FAZER DE 2015 UM ANO PARA MARCAR.

newsletter